20/01/09

Progresso moral da humanidade?


A investidura de Barack Obama como 44.º Presidente dos Estados Unidos será mais um sintoma do progresso moral da humanidade? Kant dizia que não havia provas desse progresso moral, mas havia sintomas indiciadores. Por exemplo, as regras de civilidade ou a Revolução Francesa, apesar do espectáculo deplorável. A investidura de um negro como Presidente duma república, ainda por cima a maior potência mundial, que, ainda há poucos decénios permitia o racismo, bem pode figurar entre esses sintomas indiciadores do progresso moral da humanidade. Um pouco de fé na razão, mesmo para um céptico das coisas humanas, bem pode servir de consolo ao frio que se faz sentir nestes tempos.

3 comentários:

Alice N. disse...

Obama não será, obviamente, o salvador do mundo, irá cometer erros e trará algumas decepções, mas acredito nas suas intenções e na sua inteligência para tomar as decisões mais adequadas em matérias tão delicadas como a política externa, economia, ambiente... Acredito, por isso, que se inicia hoje uma nova era e é isso que mais me entusiasma - não tanto o facto de ser o primeiro presidente negro dos U.S.A. (o que merece regozijo, é certo, pelo que revela da evolução das mentalidades).
Adeus Bush! O mundo não terá saudades e o julgamento da História será implacável.

Troca Letras disse...

Precisa-mos que ele traga muita confiança no futuro, porque uma desilusão seria uma catástrofe para o mundo

maria correia disse...

A quetão mais importante não é Obama como democrata ou Obama como elegante senhor de belas ideias iluminadas. Houve outros assim e que depois descambam...ou os fazem descambar. Não há grande diferença entre republicanos e demeocratas, asmbos seguirão mais ou menos as mesmas políticas hegemónicas, tu cá tu lá com o poderio do Pentágono. O mais importante é o facto de ser negro, de ser o primeiro presidente negro, nos EStados Unidos...é isso que faz a diferença e traz algum consolo.