29/02/08

Blogues de professores

O actual conflito entre professores e Ministério da Educação tem trazido para o primeiro plano os blogues de professores. Há muitos, muitos que certamente não conheço. Habituei-me a frequentar, nos últimos tempos, quatro. Em primeiro lugar, uma surpresa, o blogue ramiromarques. O seu autor, Ramiro Marques, é um bostoniano, mas ostenta uma certa distância do eduquês mais fundamentalista de Valter Lemos. Apesar de Boston, parece ser pessoa com muito para dizer com interesse para o sistema educativo.

Em segundo lugar, um dos blogues mais visitados nos últimos tempos, o A Educação do meu Umbigo, de Paulo Guinote. Acompanha de forma sistemática e pertinente a crise da educação desencadeada pela actual equipa ministerial. Refira-se a análise lúcida e independente de programas onde se debateu a educação, bem como das tomadas de posição de «fazedores de opinião» extra-escolares.

Em terceiro lugar, o blogue Ensinar na Escola. Um blogue militante na luta contra a praga ideológica (sustentada por muitos e obscuros interesses) que dá pela alcunha de «eduquês». Uma denúncia contínua do destrambelhamento de uma ideologia perniciosa que tem por objectivo tácito destruir os professores e prejudicar os alunos, ideologia incrustada no Ministério da Educação. A generalidade dos posts são assinados por Anti-Eduquês.

Por fim, o já muito conhecido A Sinistra Ministra. Blogue que ganhou renome nacional na denúncia das opções políticas de Maria de Lurdes Rodrigues. Dá informação sistemática da contestação docente.

Sem comentários: