18/02/08

A Ver o Mundo - um ano de existência

Um ano de A Ver o Mundo. Não vai haver festas, nem alterações substanciais. As que deveriam ocorrer já ocorreram. Durante muito tempo, o dia do blogue começou com uma fotografia e uma pequena frase de índole metereológica, digamos assim. Mas a azáfama dos dias e a tensão estapafúrdia em que se tornou a profissão que exerço impedem a continuação desses pequenos gestos diários. Não se perde grande coisa. As fotografias poderão voltar, mas sem regularidade. A metereologia, bastante má hoje, será remetida para os respectivos boletins.

De resto as coisas continuarão mais ou menos como até aqui, com a excepção da imagem que acompanha o cabeçalho do blogue. "O Trovador", de G. Chirico, foi substituído pelo "O Vaticinador", do mesmo artista. Talvez não estejamos em tempos de trova nem a forma de enfrentar o mundo seja a de um D. Quixote, em posição de combate, tomando por lança as pequenas palavras que cabem num poema. Sentemo-nos e olhemos o voo dos pássaros ou escutemos o oráculo de Delfos. Um contemplativo, acusar-me-ão. Mas que outra coisa pode ser alguém que, na sua longínqua juventude, decidiu estudar filosofia? Há muito para vaticinar no mundo precário que é o nosso. Mas haverá mundos que não sejam precários? Contemplar na precariedade as fissuras que anunciam as ruínas, eis o continuado desígnio deste blogue.

2 comentários:

maria correia disse...

Parabéns por alcançar um ano de existência com A Ver o Mundo! Só há uns meses comecei a ler o blogue e a contribuir, com alguns comentários de mais ou menos teor de protesto, mas gosto bastante do que por aqui encontro.
Sentirei falta das considerações «metereológicas» e do «bom dia!», mas o mundo é composto de mudança...e creio, um pouco em resposta a um comentário do autor do blogue, há dias, que é precisamente por estes comentários, vaticínios e...protestos que as coisas algum dia começarão a mudar...é que as palavras, a pouco e pouco, operam mudanças de mentalidade...e, sem essa mudança de mentalidade, por mais longa que seja, não é possível mudar mais nada.
Parabéns, mais uma vez, e votos de continuidade, mesmo sem o «bom dia» metereológico...

Jorge Carreira Maia disse...

Muito obrigado pelas palavras amáveis. Mesmo sem tempo para considerações metereológicas haverá espaço para outras considerações.

Muito obrigado, de novo.
JCM