28/10/09

O Bispo de Hanôver



Esta bela senhora, Margot Kässmann, é o Bispo de Hanôver e foi eleita para liderar a Igreja Luterana Alemã. Há, no entanto, qualquer coisa que não funciona. Eu sei que sou suspeito, pois fui educado na tradição católica, onde não há bispos de saia, apenas de sotaina, que não é bem a mesma coisa. Na fotografia de cima, Margot Kässman podia ser uma cientista a proferir uma conferência, seria absolutamente credível, apesar de ela não ser cientista. Na foto de baixa, Margot Kässmann poderia ser, com toda a verosimilhança, uma enérgica mulher de negócios, que não é. Ela é Bispo, tal como aparece na fotografia do meio, mas, em abono da verdade, é o papel onde, fotograficamente, ela é menos credível. Há qualquer coisa que não funciona nestas Igrejas.

2 comentários:

Alice N. disse...

Ainda bem que há igrejas que não excluem as mulheres do sacerdócio. A Igreja Católica deveria pôr os olhos nesses exemplos (talvez resolvesse dessa forma o problema da falta de vocações e, além disso, tornar-se-ia mais justa).

Apesar de concordar, a verdade é que também sinto alguma estranheza ao olhar para a foto do meio, o que não deveria acontecer, face ao que eu penso sobre o assunto. Também noutros tempos muitos estranharam ou se escandalizaram por ver uma mulher de calças ou a desempenhar tarefas "masculinas"... No meu caso, não fosse a influência da educação e das convenções, não olharia para essa foto com estranheza, uma vez que não vejo por que razão é que as mulheres não hão-de poder oficiar.

maria correia disse...

Para mim a fotografia da senhora bispo é perfeitamente credível...a diferença entre os protestantes e os católicos é tão grande em avanço do pensamento como a diferença entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento!O deus do Antigo testamento é cruel, impositivo, retrógado. o Deus que Cristo veio anunciar é um deus de libertação, fraternidade, igualdade e solidariedade. Valores todos eles mais do que modernos! E digo modernos no sentido mais humano e avançado da palavra...memso no seio do catoliscismo há muitas mulheres, até freiras, que discordam do papel que a igreja, masculinizada, reserva às mulheres. Há freiras que passam a roupa dos bispos, que fazem todas as tarefas que na sociedade civil estavam reservadas às «donas de casa»...fará isto sentido hoje em dia????Claro que não!