07/10/09

Joseph Maistre - Mediocridade e superioridade



A mediocridade é muito amável, Senhora Marquesa! Ela não causa inveja a ninguém, ela nunca contradiz. Ela não vê dificuldades em nada, porque ela não compreende nada. Na verdade, poder-se-ia dizer dela o que se diz da caridade: Ela é paciente, nunca é temerária. Ela sofre tudo, crê em tudo, espera tudo, suporta tudo.

A superioridade tem, infelizmente e por norma geral, quase todas as qualidades opostas. É muitas vezes dura, imperiosa, insuportável (insupportante), zombadora, mesmo se desnecessário. Não é raro vê-la conseguir chocar tanto aquilo que se lhe assemelha, como aquilo que é bem diferente dela.

(...)

Conheceis, sem dúvida, a anedota de um ministro espanhol a quem o Rei tinha pedido o projecto de uma carta importante. O monarca, após tê-lo lido, tirou um outro do seu bolso, que tinha feito pessoalmente, e rasgou-o dizendo: O vosso é melhor. O ministro, ao retirrar-se, encontrou um conhecido, e disse-lhe, completamente assustado: Meu amigo, estou perdido. O meu senhor acabou de descobrir que tenho mais espírito que ele. [Joseph de Maistre, Six Paradoxes à Madame la Marquise de Nav...]

Sem comentários: