04/08/09

Pacheco Pereira em Santarém

Pacheco Pereira é o cabeça de lista do PSD pelo meu círculo eleitoral, o de Santarém. Do meu ponto de vista, o parlamento vai ficar mais rico com a presença de PP. No entanto, a figura do candidato está longe de ser, do ponto de vista eleitoral, interessante. Tem contra si o facto de não estar ligado ao distrito de Santarém, de surgir de supetão numa região que não conhece, ou conhece mal (por acaso já o vi há dias num conhecido restaurante do concelho de Alcanena, mas talvez estivesse só a passear). Também não lhe é favorável o facto de ser um intelectual e de tentar pensar pela própria cabeça. Como se sabe, não há partido algum que goste de gente que pense pela sua cabeça, mas regra geral os partidos gostam de ter uns intelectuais para mostrar ao povo e o povo desses partidos sente-se confortado. Mas as bases do PSD são uma emanação de um certo espírito anti-intelectual que grassou durante séculos no país, e o PSD não é um partido que goste de intelectuais, não lhe está no sangue. Duvido que os confrades laranjas do distrito de Santarém engulam a pílula. O presidente da distrital, Vasco Cunha, já ameaçou apresentar a demissão. Veremos se após as constituição das listas de candidatos, Manuela Ferreira Leite ainda tem soldados no terreno.

1 comentário:

zemanel disse...

Caro JCM
Em primeiro lugar deixe-me dizer que a candidatura de Pacheco Pererira por Santarém é muito ben vinda. E nisso como percebe sou completamente insuspeito visto que discordando absolutamente das suas posições politicas, admito que Pacheco Pereira pode trazer algum ar fresco a um distrito que se encontrava acomodado a baronatos.
Nesse aspecto é a par da candidatura de António Filipe pela CDU um sinal de que Santarém pode vir a ter deputados com qualidades políticas de outro campeonato.
Quanto ao facto de Pacheco Pereira não ser do distrito, penso que JCM está a esquecer-se da biblioteca pessoal na Marmeleira em Rio Maior onde Pacheco Pereira respira!
Por outro lado sejamos sinceros: na nossa constituição os deputados não são deputados regionais mas sim e sempre deputados nacionais...isto é um facto!
Seja como for Pacheco Pereira e António Filipe, pela suas qualidades e prestígio, sacodem as águas mansas dos baronatos de Abrantes ( pelo PS) e de Tomar/Ourém (pelo PSD) que têm dominado a política distrital.