06/08/09

Volta a Portugal - algumas memórias I

Peixoto Alves
Peixoto Alves é o primeiro ciclista do Benfica de que me lembro ter ganho uma Volta a Portugal, no ano de 1965, ainda eu não tinha feito 9 anos. Isso quer dizer que, nos anos anteriores, o Benfica não ganhara qualquer Volta a Portugal. Desde 1959 que os vencedores eram corredores do Futebol Clube do Porto (Carlos Carvalho, Sousa Cardoso, Mário Silva, José Pacheco e Joaquim Leão, cf. aqui), com a excepção do ano de 1963 em que triunfou o sportinguista João Roque. De todos os ciclistas mencionados, o único de que não tenho memória certa é do portista Carlos Carvalho. Os outros lembro-me bem de eles correrem, o que não quer dizer que me lembre de eles terem ganho a Volta. O primeiro vencedor de que tenho memória é mesmo Peixoto Alves, não fosse ele do Benfica. Julgo que no ano seguinte já não correu, pois emigrara para França.

Sem comentários: