22/08/09

Um caso exemplar

Um caso exemplar. Abdelbaset al-Megrahi foi condenado a prisão perpétua devido ao atentado de Lockerbie, onde morreram 270 pessoas. Não se tratava de um avião militar, mas de um avião civil, cheio de civis. O governo escocês decidiu libertar al-Megrahi por razões humanitárias, o líbio sofre de cancro e está em fase terminal. Este homem, responsável pela morte de quase três centenas de inocentes, foi recebido, em Tripoli, como um herói. Os ingleses e os americanos acham que a recepção foi perturbadora. Uma péssima metáfora para explicar a realidade. A recepção não foi perturbadora, pelo contrário. Ela clarificou, mais uma vez, o que o mundo islâmico e a rua dos países islâmicos pensam dos nossos valores. O que me espanta, em todo este processo, é que os dirigentes políticos ocidentais se espantem com a reacção à chegada de al-Megrahi a casa. A vida de um infiel, aos olhos desta cultura, vale zero. Espanta-me, mas já menos, também a "confiança" que os países ocidentais decidiram outorgar ao chefe líbio. De facto, os ocidentais estão sempre prontos a vender os seus valores por meio dúzia de oportunidades de negócio. Depois, espantam-se.

1 comentário:

jotabil disse...

Caro

Existem dois ocidentes.
Um deles serve-se dos islâmicos para exercer a sua estratégia indirecta, na qual, a modalidade mais prevalecente, é o terrorismo.
Os islâmcos são meros executores dessa estratégia. Nâo têm grande importância política. Há uns cem anos atrás viviam de leite de camelo e estavam sob o domínio das potências.
Reflicta Caro Mestre e procure quem é que desinquieta os agarenos.
O Islamismo, como deve saber, é em si, mais um passo da espiritualidade do homem...ou seja, mais um passo da divindade para o homem ou vice versa. Uma das três religiões proféticas que conhecemos. As principais.
Penso, sinceramente, que é muito redutor, considerar os islâmicos os promotores (mentores) do terrorismo...isso é o que a propaganda pretende que seja apreendido pela opinião pública.
Pense Caro Mestre.... condenaram o Sócrates( o grêgo) só porque apelava ao pensamento.
Não se deixe levar.


cumps