29/08/09

Alma Pátria - 40: Francisco José - Olhos Castanhos


Francisco José - Olhos Castanhos

Este era também um dos "cromos" que não poderia faltar nesta "colecção" de Alma Pátria. Temos a reprodução da edição de Olhos Castanhos em 78 rpm (retirada do -). Foi também graças ao - que descobri que Francisco José é irmão do cientista Galopim de Carvalho, esse mesmo, o dos dinossauros. Olhos Castanhos é uma magnífica canção, a mais conhecida de Francisco José. Talvez fosse mais indicado uma outra, Guitarra Toca Baixinho, mais de acordo com o espírito da rubrica. Mas fiquemos pela taxonomia dos olhos. Se não tiver olhos castanhos, paciência.

1 comentário:

Luiz António disse...

Parabéns pelo seu blog. Este sim, faz bem ao espírito e eterniza a história. Encontrei-o por acaso. Imagina! Procurando uma fotografia de uma janela virada para o mar. Mas acaso não existe. Eu estava precisando lavar a minha alma e nada melhor do que escutar o meu grande amigo Francisco José de quem guardo lembranças que jamais poderei esquecer. Até porque quem o conheceu não esquecerá facilmente. Fizemos alguns shows juntos em São Paulo. Ele, um cantor renomado e eu iniciando os meus passos na vida de cantor de fados, embora tenha nascido no Brasil. Francisco José tinha uma frustração - a de não ter terminado o seu curso de matemática. Eu, já no Brasil, me formei em administração de empresas. E por isso ele me chamava de "Doutor". Um dos shows que fizemos juntos foi em Santo André - São Paulo. Junto ao palco existia um chafariz que respingava água aos nossos pés. Eu e Francisco José tomamos muitos choques na boca... Mas ele, como sempre, fez a plateia rir, não apenas pelos choques, mas a forma "afeminada" como interpretou a música "Perseguição". "Se de mim nada consegues...não sei porque me persegues..." Meu saudoso amigo, um abraço do Luiz António