15/08/09

Alma Pátria - 26: Fernando Farinha - O Meu Destino & Sempre Linda


Fernando Farinha - O Meu Destino - Sempre Linda

Fernando Farinha era um dos fenómenos da Rádio nos anos sessenta e, presumo, cinquenta. Era conhecido como o Miúda da Bica, referência ao bairro da Bica, Lisboa, para onde veio residir em criança, vindo do Barreiro. Começou a cantar muito cedo. Esta gravação parece ter sido feito quando ele tinha apenas 11 anos. É uma curiosidade, pois trata-se de um velho 78 rpm. Eis como soava, mais ou menos, um disco nos finais dos anos trinta ou início dos quarente.

1 comentário:

Luiz António disse...

Fernando Farinha! Outro amigo inesquecível. Quando fui para São Paulo contratado para cumprir o meu primeiro contrato em uma casa de fados, fiquei conhecendo Fernando Farinha, que lá fazia uma temporada. A amizade não foi difícil. Eu, ainda jóvem, precisando de alguém em quem me espelhar, encontro nada mais nada menos que Fernando Farinha, um renomado artista que conseguia combinar a experiência e sabedoria dos mestres, com a juventude do eterno Miúdo da Bica. Ainda outro dia, mergulhando no Baú da história da minha vida, encontrei algumas fotos que tiramos juntos com sua esposa e seu guitarrista. Ainda recordo a forma entusiasmada como Fernando me dizia: "Luiz António, tu tens uma voz maravilhosa para cantar Fados de Coimbra". Nunca cantei fados de Coimbra. A minha capa negra se rasgou a partir do momento em que uma disfonia prejudicou as minhas cordas vocais e precisei parar de cantar. Mas eu agradeço a Deus a voz que me deu, pois foi por meio dela que tive a oportunidade de encontrar pessoas especiais como Fernando Farinha - o miúdo da Bica.