08/12/09

Conspirações


Portugal aqueceu 1,2 graus nas últimas décadas e vive fenómenos extremos como chuvadas intensas, ondas de calor e vagas de frio prolongadas. A responsabilidade deste incremento da temperatura é, segundo Adérito Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia (IM), da acção humana, nomeadamente das consequências da revolução industrial, que intensificou as emissões de dióxido de carbono.

O mais curioso nesta história do aquecimento global é a emergência de teses negacionistas. Aparentam ser um exercício da razão crítica e lançam a confusão entre o senso comum destituído de capacidade analítica e de informação. No fundo, são exercícios próximos daqueles que negam o holocausto dos judeus. Muitas vezes os defensores destes teses negacionistas são os mesmos. Tentam denunciar estranhas conspirações que moldam as teses do holocausto e do aquecmento global, mas na verdade quando se começa a puxar o fio dé ambos os negacionismos encontramos interesses políticos comuns na sua origem. Quem defende a inexistência do holocausto de judeus na II Grande Guerra? Quem tem petróleo para vender e provocar mais emissões de CO2? Como se vê, é fácil montar uma nova teoria da conspiração.

2 comentários:

jotabil disse...

A questão não é negar o holocausto.
O que importa é perguntar porque é que sucedeu o holocausto.
Quais as razões...os motivos que levaram um povo a cometer esses crimes.
O que sucedeu na sociedade alemã para que fosse entregue o poder a um chefe orgânico.
Que crimes sociais levaram à revolta de um povo?
Pois é preciso enumerar essas razões.
Quanto às alterações climáticas, é necessario saber qual a origem das causas....se elas são antropogénicas ou se são cósmicas.
Se compararmos a enormidade da interacção Sol-Terra com a actividade humana no planeta, seremos capazes de sorrir perante a nossa irrelevância....mas parece que temos de aceitar a verdade que nos é imposta.
A chamada democracia das massas.


cumps

Miguel e Rita Clara disse...

Diamond. Jared "Collapse. How societies choose do fail or to survive" .Penguin Books 2006
Creio q foi traduzido para português e editado pela Gradiva.
Vale a pena MESMO. Dissipa e organiza.