10/07/07

Minela - Teresa Torga



A Internet tem coisas que não lembram ao diabo. Estava eu a ler no Público on-line o artigo de Júlio Pereira sobre a importância do MySpace para o mundo artístico e deparo-me com um link para a página do artista no mesmo MySpace. Como clicar é só clicar, a coisa não dá trabalho, lá vou ao encontro do seu último álbum, Geografias. Oiço um pouco de música e descubro um link para vídeos do autor e “linko” para lá. Há apenas dois vídeos, um a cores, com o título Dariton, e um outro, a preto e branco, com o título Teresa Torga, canção do José Afonso. Pensei, é o Zeca Afonso acompanhado pelo Júlio Pereira. Ponho o vídeo a “rodar”e em vez do Zeca Afonso aparece uma mulher, uma rapariga diria, a cantar. Um passado não muito remoto chegou até mim. Aquela rapariga, a Minela (Manuela Medeiros), frequentou muito a minha casa em Lisboa, aquando dos nossos tempos de estudantes universitários. Era namorada de um colega de curso e amigo. Quantas noites os ouvi discutir a magna questão da relação entre S. Miguel (de onde ela é) e de S. Jorge (de onde vinha ele). Depois, os estudos acabaram, os namoros também e cada um foi à sua vida. Ele, soube há tempos, tinha morrido, nos Açores, em plena aula de Filosofia, mas nunca consegui confirmar. Dela nada sei. Agora descubro-a ainda nova e bonita, como a conheci, a cantar com o Júlio Pereira. Muitas vezes a ouvi cantar lá por casa, naquelas noites de intenso estudo… Aqui está ela graças ao YouTube.

1 comentário:

Anónimo disse...

Passei por aqui, hoje 14 de Novembro de 2009, e também eu recordei aqueles tempos (anos oitenta)da Faculdade de Letras de Lisboa, o Leonel e a Minela, e apeteceu-me deixar um testemunho de saudade e de recordação de um tempo de juventude intensamente vivido. Com muita ternura e amizade,
Luís Guerra