17/07/07

Blogosfera torrejana e circundante

Para hoje a blogosfera local. O Jornal Torrejano já falou dela, mas não fica mal retomá-la, acrescentar uma coisa ou outra, quase nada. Comecemos pela mais persistente:

José Pereira [do lado esquerdo da vida], pelo que leio, formado em Sociologia (que mais pecados terá?) e torrejano militante, mantém há largo tempo e muita constância o seu Canhotices. Blogue de intervenção política, na área do PCP, mas também de divulgação cultural. Tem uma marcada preocupação de intervenção local, sempre bem informada, embora não descure a intervenção política mais geral.

O médico António Ventura [cor de laranja, aroma de rosas] reparte-se entre dois amores: Alcobaça e Torres Novas. Gere, desde Janeiro passado, o seu a.ventura.em.gestão.corrente. Blogue político e cultural. No âmbito da cultura, dá um largo destaque à poesia, à pintura, mas também à música, nomeadamente ao jazz. Na política, menos aroma de rosa, mais odor laranja, ou pelo menos certa expectativa que surja aí algo que valha a pena. Há também belas fotografias de lugares, julgo serem da sua autoria.

Desde Julho de 2006, a Graça Martins tece com mil cuidados e apurada sensibilidade o blogue Índigo. Não pense o leitor que o blogue é azul, azul índigo. Não, não é. É preto de fundo, branco na letra, e com apresentação esmerada. Blogue pessoal onde se reflecte sobre a multiplicidade da vida e da arte. A Graça Martins é pintora e toda a sua experiência estética se reflecte na tecelagem comque compõe o Índigo. Arte, educação, política, vida, tudo se encontra aí.

Jardim do Arraial [Domine, ut videam. Domine, ut sit.] é o irónico nome de um blogue de autor desconhecido, mas claramente torrejano ou integrado na paróquia. Parece estar desde Junho em pousio. É um blogue de orientação política mais à direita, muitas referências a Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei, apresenta uma fotografia de Duarte de Bragança, talvez sugestão de simpatia monárquica, e foi militante dedicado anti-aborto. Para quando a saída de pousio?

PeDuke alimenta o lapas do almonda, blogue de intervenção política na área do PCP, julgo. Problemas políticos gerais e intervenção local são os ingredientes deste bolgue.

Maximino Romão é o responsável pelo Novas Torres, blogue de intervenção política na área do BE. Ali se expõem algumas causas que dão vida a essa organização política.

Tarambolas é o blogue de João Quaresma, advogado e militante do PSD. Blogue político de actualização compassada, onde também surgem algumas notas pessoais.

Quatro blogues incertos:

Jornal Meiaviense On-line é um blogue de um jovem meiaviense, que desconheço, que o vai alimentando de tempos a tempos. Para mim é o jornal da minha terra e pronto. Que não esmoreça.

Também da Meia Via vem o Blog dos Veteranos do CDOM e Amigos. É um blogue desportivo e de memórias fotográficas da rapaziada que jogou à bola no clube da minha terra. Muitos não conheço, outros foram meus colegas de escola, outros conheço-os de vista. Só espero que alimentem bem o blogue. O Operário é um dos meus clubes, conheço-o desde que nasci (o meu pai foi um dos fundadores e foi presidente, isto para não falar dos primos que também fundaram e presidiram). Portanto, força Operário.

O blogue de carácter pessoal Lado Lunar, de autora incerta, decidiu suspender as actividades por uns tempos. Esperemos que retorne.

O meu amigo José Carlos Reis e Silva, professor de Português, criou o Tufeiras [Sobre Tudo e Sobre Nada], mas desde o dia 5 de Junho que não dá post que se veja. Vamos lá, Zé Carlos, toca a postar.

Blogue com contactos torrejanos:

Não é um blogue torrejano, mas o diálogo que o seu autor, José Luís Ferreira, vem mantendo com Zé Ricardo e comigo, devido aos artigos do Jornal Torrejano, já fizeram deste advogado lisboeta um quase torrejano. O seu blog, Flash, tem intervenção política, bem humorada, com uma retórica saborosa, venenosa, por vezes, mas sempre muito polida, do francês poli, claro. Depois, através do Flash poderá sempre descobrir os outros blogues do autor.
Por hoje, fica assim.

1 comentário:

jlf disse...

Não sou torrejano,mas sou nado e criado ribatejano... Ainda que com mais de sessenta anos (por extenso é menos impressivo, penso) de Lisboa.
Muito obrigado pela menção e simpatia das palavras.
Abraço
jlf