28/07/07

Música para o fim-de-semana: Mark Feldman - What Exit

Para este fim-de-semana, já um pouco tarde, propõe-se o CD What Exit, de Mark Feldman. Este é um violinista de formação clássica, mas conhecido fundamentalmente nos meios do Jazz de vanguarda. Traduz-se o que se diz, a propósito deste CD, no sítio da Amazon.fr: “Mark Feldman tocou nos discos «Open Land», «Cat'n'Mouse» e «Class Trip» de John Abercombrie e no «Abaton» de Sylvie Courvoisier. Este violinista excepcional, que cresceu em Chicago e reside em Nova Iorque, diriga aqui o seu próprio projecto para a ECM, sob a forma de um grupo transatlântico pouco ortodoxo – com o inglês John Taylor [piano], o sueco Anders Jomin [contrabaixo] e o baterista americano Tom Rainey.

As composições precisas de Mark Feldman exigem uma grande implicação dos músicos, que neste contexto devem mobilizar ao máximo o seu potencial. Este disco evidencia o percurso singular deste violinista sobredotado, que toca tanto jazz (do swing ao free) como música erudita (do barroco ao contemporânea) e que faz sessões de gravação de música country de Nashville!»

CD da ECM, de 2006. Faixas: 1. Arcade; 2. Father Demo Square; 3. Everafter; 4. Ink Pin; 5. Elegy; 6. Maria Nuñes; 7. Cadence; 8. What Exit.

No vídeo, proveniente do YouTube, Mark Feldman aparece integrado no Quartet de John Abercombrie, num concerto ao vivo.


Sem comentários: