14/09/07

Música para o fim-de-semana: Peter Erskine - Juni

Para este fim-de-semana propõe-se uma viagem ao jazz da ECM com o CD Juni, do baterista Peter Erskine. Este baterista tocou em big bands e em grupos que praticavam uma música de fusão entre o rock e o jazz. Todavia Juni está longe do registo melódico que se associa a este tipo de música, inscrevendo-se mais claramente na atmosfera jazzística daECM, onde se destaca o pianista Keith Jarrett.

O CD de 1999 é composto por 8 temas (1. Prelude n.º 2; 2. Windfall; 3. For Jan; 4. The Ant & The Elk; 5. Siri; 6. Fable; 7. Twelve; 8. Namasti), no fundo, 8 baladas melodiosas, muito longe do que se poderia esperar de certo jazz ancorado no papel da bateria. Peter Erskine é acompanhado ao piano por John Taylor e pelo baixista Palle Danielsson. Uma excelente música para, os que vivem por aqui perto, um fim-de-semana que parece ser de calor sórdido.

Não esquecer a excelente qualidade do grafismo que envolve o CD propriamente dito, o habitual na ECM, que acaba por transformar os CD, para além de objectos musicais, em objectos gráficos que dá vontade possuir.

No vídeo, temos Peter Erskine e Palle Danielsson integrados no trio da pianista Rita Marcotulli.


Sem comentários: