21/09/07

Música para o fim-de-semana: Terje Rypdal - Lux Aeterna

O CD seleccionado para este fim-de-semana provém do inesgotável fundo que é a editora ECM. Como todos os CD dessa casa, este tem uma apresentação estética esmerada, o que o torna quase um objecto de culto e de colecção. Mas não é isso que aqui interessa.

Terje Rypdal é um músico com uma formação clássica na área do piano, mas que se tornou numa espécie de autodidacta na área da guitarra, influenciado por Jimi Hendrix. Improvisador, combina os estilos da new age, do rock e do jazz.

Lux Aeterna é uma peça em cinco movimentos (1. Luminous Galaxy; 2. Fjelldåpen; 3. Escalator; 4. Toccata; 5. Lux Aeterna), onde a música erudita e o jazz se contaminam. A obra, segundo informação constante do booklet, foi encomendada pelo Molde Jazz Festival para celebrar o magnífico órgão recentemente instalado na igreja de Molde.

Terje Rypdal, na guitarra, é acompanhado por Palle Mikkelborg, trompete, Iver Kleive, órgão. O Bergen Chamber Ensemble é dirigido por Kjell Seim. Participa ainda a soprano Åshild Stubø Gundersen. O CD, gravado ao vivo no Molde Jazz Festival de 2000, foi editado em 2002.

No vídeo, Terje Rypdal toca em trio uma composição que nada tem a ver com Lux Aeterna, podem crer, mas é o que estava à mão.


Sem comentários: