28/09/07

Falácias educacionais – 1. A abertura da escola à comunidade

Uma das ideias correntes, na vulgata educacional que corrói os sistemas educativos, é a da importância da abertura da escola à comunidade. Mas será a ideia virtuosa? O que acontece, por norma, com essa abertura é qualquer coisa de inesperado. A escola abandona o seu ethos e a sua deontologia para absorver os da comunidade em que existe e reproduzir, dentro do ambiente escolar, aquilo que é vivido fora da escola.

Sendo assim, o desiderato de a escola ser motor de mudança social e possibilitar a ascensão social dos mais desfavorecidos é uma ilusão. Pelo contrário, a escola torna-se mera reprodutora das desigualdades existentes na sociedade. Escolas em comunidades cultas e ricas reproduzirão esses ambientes, escolas em comunidade pobres económica e culturalmente reproduzirão essa indigência.

A teoria da abertura da escola à comunidade, na prática, tem por finalidade assegurar que os que têm vantagens sociais e culturais as mantenham. Não passa de um embuste, que uma governação decente deveria erradicar da escola pública.

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