11/07/07

Música às quartas - 8 Dalva de Oliveira - Grossas Nuvens de Amor

Cheguei a Dalva de Oliveira através de Maria Bethânia. Num daqueles álbuns em que ela canta e fala, refere o nome da “extraordinária Dalva de Oliveira”. Isto foi há muitos anos e nunca tive a curiosidade de saber quem era aquela mulher. Há tempos, porém, ao tornar a ouvir a referência de Bethânia, lá me pus a investigar na Internet e cheguei à Dalva de Oliveira. Não havia, na altura, CD’s disponíveis na Amazon. Encomendei dois directamente do Brasil, aliás coisa pouco recomendável financeiramente. A Amazon oferece melhores soluções, embora com pouca variedade. Bom, quem é Dalva de Oliveira?

O seu nome verdadeiro é Vicentina Paula de Oliveira (1917 – 1972) e nasceu no Estado de S. Paulo, Brasil. É um dos grandes nomes da música brasileiro ao lado de Cármen Miranda. Faz parte do movimento do samba-canção que antecedeu a bossa nova. O samba-canção combina o samba e o bolero na produção do que se pode chamar canções românticas. Quem ouvir os discos de Dalva de Oliveira percebe muito bem como ela antecedeu e preparou o caminho para o grande boom de vozes femininas brasileiras que a bossa nova trouxe.

O CD “Grossas Nuvens de Amor” é uma edição da EMI Brasil, de 2006.

Faixas: 1. Pela Decima Vez; 2. Que Será? / Tu Me Acostumaste ( Tu Me Acostumbraste); 3. Teus Ciúmes; 4. Há Um Deus; 5. Segredo/Aves Daninhas; 6. Dois Corações/ E A Vida Continua; 7. Bandeira Branca/ Mãe Maria; 8. Coqueiro Velho; 9. Tudo Acabado/Não Tem Mais Fim; 10. Saia Do Caminho; 11. Tudo Foi Surpresa; 12. Folhas No Ar; 13. Onde Estas Coração (Donde Estas Corazon)

O vídeo não é bem um vídeo, mas um áudio. Um programa que conta parte da história da rádio no Brasil. Além de se ouvir Dalva de Oliveira, ouve-se também Cármen Miranda e um pouco da história da música brasileira.


Sem comentários: