15/12/08

Cegueira por cegueira


Uma das marcas essenciais de uma sociedade civilizada é a distinção entre justiça e vingança. Por mais repugnante que seja um crime, e este ocorrido no Irão é um crime repugnante (a violência de um homem sobre uma mulher é absolutamente atroz), é inaceitável que a justiça seja um acto de vingança. A vítima, que cegou devido a um ataque com ácido de um pretendente rejeitado, convenceu o tribunal a aplicar idêntico tratamento ao culpado. Mesmo que a nossa indignação esteja de acordo com a exigência da vítima, a razão sabe que a vingança e o «olho por olho...» são ainda formas mais perversas de injustiça. Basta este pequeno exemplo para percebermos que a distância que vai da Europa ao Irão é muito maior do que o espaço físico que há entre ambos.

2 comentários:

jotabil disse...

Caro

Com este teu post apenas evidencias que estás tomado pela propaganda que anda por aí. Esse entendimento sobre os agarenos resulta de um cerco atroz levado a cabo por uma informação com a marca de uma propaganda insidiosa tendo em vista tomar os islamitas como bodes expiatórios das culpas que avassalam a nossa consciência de ocidentais cheios de cobiça.
Estás errado nessa conclusão que retiras.
Quem se está a rir é aquele que te fez acreditar nessa patranha e se esconde atrás da tua boa fé.
Existem coisas tramadas, Caro amigo.
Tenta conhecer o islamismo, situa-o no conjunto das religiões proféticas que nos tornaram seres morais e tb éticos.
Arranja um sistema de análise que permita a comparação das 3 religiões, a cosmogonia de cada uma delas, o seu tempo sagrado, o deus que lhes é comum e como ele se situa em relação ao homem, ou, vice-versa, como o homem entende a divindade em cada uma delas.
Admira, compara, julga e não te deixes ir na propaganda que pretende explorar a ignorância das massas a favor de uma aristocracia manipuladora, escondida e cobiçosa que habita neste nosso ocidente venal.
Gostaria de te dizer sobre as facções antagonistas neste nosso lado ocidental que se servem dos agarenos para melhor cobrirem as suas inconfessáveis ambições...digo-te que eras capaz de atingir um nível de agonia insuportável.
Mas por aqui te deixo...esperando que saias da solução colóidal onde, na tua crudelidade, te mergulharam

cumps

Anónimo disse...

crudelidade---> credulidade