02/12/08

Afrontas - o estatuto dos Açores

Sócrates julga poder dispensar a cooperação estratégica com Cavaco Silva. Em vez de um gesto de boa-vontade para com o Presidente, o governo decidiu afrontá-lo e aprovar o estatuto da Região Autónoma dos Açores tal e qual o vetou Cavaco. Se achei despropositada a encenação da comunicação de Cavaco sobre o assunto, também não posso deixar de achar tonta e irresponsável a actual decisão do governo. Se Cavaco não tinha razão na forma, tinha-a no conteúdo.

A gente que tomou conta do Partido Socialista, no entanto, está convicta de duas coisas: 1. de que podem afrontar todos os poderes instalados, desde que isso não ponha em causa os votos que poderão obter nas urnas. Neste caso, julgam que Cavaco é irrelevante; 2. que depois da sua majestosa passagem pelo governo, nada deve subsistir como estava, mesmo que o país se desagregue e ameace desaparecer.

Atenção, porém: nem Cavaco é irrelevante, nem a arrogância é boa conselheira e nem todos estamos interessados em ver destruir uma herança quase com mil anos. As pessoas começam a ficar cansadas desta gentinha.

Sem comentários: