Messiaen • Quartet for the End of Time [w/dance]
Passaram ontem 100 anos do nascimento do compositor francês Olivier Messiaen. Esta post vem com um dia de atraso, mas este blogger já esteve, enquanto blogger, em melhor forma. Ainda por cima, Messiaen é um dos seus compositores contemporâneos favoritos. Este estranho quator foi escrito num campo de prisioneiros, em Görlitz, na Silésia e estreado perante uma não menos estranha audiência em 15 de Janeiro de 1941: prisioneiros das mais diversas proveniências e oficiais nazis (cf. aqui o post de Pedro Mexia com o seu artigo no Público de dia 6.).
1 comentário:
Já conhecia, é sublime. É estranho como a música consegue unir os homens. No filme O Pianista,de Polansky, há um momento sublime também que envolve diferenças fundamentais que se desvanecem com a música, quando um oficial nazi permite a um prisioneiro tocar piano. É daqueles momentos em cinema que fazem chorar. Chorar de comoção e por incompreensão profunda do que é realmente o ser humano.
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