21/07/09

Alma Pátria - 5: Rui de Mascarenhas - Encontro às dez


Rui de Mascarenhas - Encontro às dez

Este artista está ligado à minha existência, e de uma forma traumática, diga-se. Lá para o início dos anos 60, lembro-me de ter um período em que não era capaz de ficar sozinho no quarto. Qualquer coisa me assustava e requeria a presença de um adulto perto de mim. A minha tese, desde essa altura, era a seguinte: o nome Rui de Mascarenhas, ouvido na rádio, sempre ligada lá por casa, fazia-me medo. Não me lembro como a crise passou. Mais tarde, descobri que esse período crítico foi contemporâneo da gravidez de minha mãe, que assim me iria fazer compartilhar o mundo, que durante quatro anos girara à minha volta, com um irmão. As leituras psicanalíticas esclareceram o assunto. Aqui fica uma notável cantigueta de 1961, Encontro às dez, da imbatível dupla Jerónimo Bragança e Nóbrega e Sousa. Note-se, na letra da canção, a utilização do você e do si. Notável. Nota final: o cantor nem sequer se chamava Rui de Mascarenhas, mas Rui Pinho Ferreira. Mascarenhas era apenas nome artístico

Sem comentários: