25/04/09

Um momento do calendário litúrgico

Saí há pouco. Fui comprar os jornais e à farmácia. Encontro alguém, conhecido há muitos anos, dos tempos do PREC. Como eu levava a Vera (a minha neta) comigo ficamos a trocar umas generalidades de ocasião. Quando nos despedimos, essa pessoa diz: Bom 25 de Abril! Apesar da minha perplexidade, respondi: Bom 25 de Abril!

Por que razão fiquei perplexo? Nunca me tinha ocorrido que se pudesse desejar um bom 25 de Abril a alguém. Nunca o tinha feito. O 25 de Abril é uma data cívica e inscreve-se no calendário das comemorações públicas e políticas. Apesar da sua importância, ele tem a ver com a nossa pessoa exterior. No fundo, é um acontecimento superficial, como os acontecimentos histórico-políticos o são. Quando cheguei a casa, fiquei a pensar se os franceses se desejam mutuamente um bom 14 de Julho, ou os americanos, um bom 4 de Julho. É possível que isso aconteça, mas...

Entendo que se deseje um bom Natal ou uma boa Páscoa. São festas religiosas e, fundadas ou não numa ilusão metafísica, elas estão relacionadas com aquilo que há de mais fundo no ser humano. Estão, pelo menos, ao nível da festa de aniversário. Mas, um bom 25 de Abril, um bom 5 de Outubro, um bom 1.º de Dezembro, farão sentido? Esta minha perplexidade, porém, não deixa de ter um limite. No fundo, os grandes acontecimentos políticos têm todos eles uma dimensão religiosa, são uma espécie de consumação de uma vontade divina, que transforma mesmo os ateus mais renitentes em crentes dogmáticos. Talvez estas datas façam parte de um calendário litúrgico oculto e sejam emanação de estranhos poderes metafísicos.

2 comentários:

zemanel disse...

Se me desejassem bom 25 de abril, no mínimo ficaria uns bons minutos de boca aberta...Ele há cada uma!
Será que o comércio vai ter aqui mais uma janela de oortunidade?
"Regalos revolucionarios, pá"?!

Cumprimentos,
zémanel

maria correia disse...

Não acho estranho desejar-se um «bom 25 de Abril», é como desejar um «bom feriado!» e isso sim, diz-se muito.Apenas se menciona o nome do feriado... A mim já me desejaram várias vezes «um bom 25 de Abril» e eu própria o fiz este fim de semana a um amigo...e, sim, os americanos desejam um bom 4th of July!...