07/04/07

Música em tempo de Páscoa IV

Começar com a música de um príncipe da renascença, Carlo Gesualdo, príncipe de Venosa. Gesualdo é conhecido pela sua música, nomeadamente pelos livros de madrigais os quais seriam, segundo alguns historiadores da música, bastante inovadores para a época, bem como pelos tenebrae responsoria, música idêntica à dos madrigais, mas com textos sobre a paixão de Cristo. Também ficou conhecido pelos assassinatos da sua primeira mulher, Maria d’Avalos e do duque de Andria, que mantinham um já prolongado «love affair» e a quem surpreendeu em flagrante.

Tenha-se em consideração as palavras iniciais de Renaud Machart, no “booklet”: “Desde que se trate de invocar a obra de Gesualdo, é necessário fazer previamente uma espécie de «tabula rasa» relativamente à personagem, pois o mito parece ocultar a realidade”. Marchart, por exemplo, não acompanha a ideia de Gesualdo ser um autor de vanguarda, mas um homem de «stile antico», embora com uma escrita musical muito singular. Fazer «tabula rasa» significa pura e simplesmente ouvir sem preconceito.

O CD proposto é da etiqueta harmonia mundi: Gesualdo, “Sabbato Sancto – responsoria”. Phillipe Hereweghe dirige o Ensemble Vocal Européen. O CD inclui anda 4 motetes, de Gesualdo, e um Requiem do compositor contemporâneo Sandro Gorli.

Uma segunda obra, agora contemporânea (1996), gravada em 1989. Do compositor polaco Krzysztof Penderecki, a Paixão segundo S. Lucas (Passio et mors domini nostri Jesu Christi secundum Lucam).

Segundo informação do «booklet» a “obra, uma encomenta da rádio alemã do oeste, foi oficialmente escrita para as celebrações do 700º aniversário da catedral de Münster, mas o ano da sua criação coincide também com o milénio da introdução do cristianismo na Polónia. Questionado sobre o que tinha motivado a música, Penderecki respondeu: ‘bastou ter convicções religiosas e querer exprimi-las. Não tenho objecções a que se considere a minha música como uma profissão de fé.’

Era talvez inevitável que Penderecki fosse fortemente influenciado por Bach na composição da Paixão segundo S. Lucas, e ele mesmo reconhece esta dívida para com este último. A forma de oratória em várias secções adoptadas por Penderecki na sua Paixão segue de perto o modelo de Bach.”

O CD é da Argos. O próprio compositor dirige a Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca.

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